Sexta-feira, 2 de Maio de 2008

DOENÇAS PROVOCADAS POR UMA ALIMENTAÇÃO DESIQUILIBRADA

  • COLESTEROL
  • DIABETES
publicado por nutricaoesms às 10:23

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 O QUE É O COLESTEROL?

O colesterol é uma substância semelhante à gordura que é transportada pelo sangue para todas as células do organismo. O organismo necessita de colesterol para o desenvolvimento das paredes celulares, bem como para o desempenho de outras das suas funções importantes.

O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que ingere. No organismo, o colesterol é produzido pelo fígado. É este órgão que produz a maioria do colesterol de que o organismo necessita. Alguns dos alimentos que consome fornecem quantidades adicionais de colesterol. O colesterol proveniente da sua alimentação encontra-se em produtos de origem animal, tais como, as carnes, o leite gordo, o queijo, a manteiga e os ovos.



Assim, enquanto que certas quantidades de colesterol no sangue são essenciais para a saúde, quantidades demasiado elevadas poderão ser-lhe prejudiciais. Com o tempo, o colesterol em excesso pode depositar-se nas paredes das artérias, fazendo com que as placas assim formadas provoquem o estreitamento das artérias e diminuam o afluxo de sangue ao coração. Daí advém o risco de ataque cardíaco.

Se o seu nível de colesterol é superior a 190, significa que tem um risco maior de doença cardíaca.
Há muitas razões para os níveis elevados de colesterol, estando entre estas a dieta alimentar e os antecedentes familiares. A obesidade e outras doenças como a diabetes poderão igualmente contribuir para níveis elevados de colesterol.

 

Causas de um colesterol elevado

 

Alimentação

Evite os alimentos que contêm gorduras saturadas (gorduras frequentemente encontradas em produtos de origem animal) e colesterol, que se encontra apenas em produtos de origem animal. Assim, antes de ir às compras à mercearia, clique aqui para saber quais os alimentos aos quais deverá dar preferência e quais deverá evitar. Sugestões para uma alimentação saudável


Peso

O excesso de peso tende a provocar o aumento dos seus níveis de colesterol. Peça ao seu médico que lhe indique qual é o seu peso ideal.

 



Exercício

Uma actividade física regular pode ajudar a diminuir os níveis de LDL-colesterol, o chamado "mau" colesterol e a aumentar os níveis de HDL-colesterol, o chamado "bom" colesterol. Deverá sempre consultar o seu médico antes de iniciar a prática de exercício. Não se preocupe, pois o começo será mais fácil do que julga; basta clicar aqui e estará no caminho certo.

 

 

 

 


 

publicado por nutricaoesms às 09:58

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O que é a diabetes?

 

 

A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Quem está em risco de ser diabético?

A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos, como, pessoas obesas e pessoas com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue.

 

Quais são os sintomas típicos da diabetes?

 

Nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas:

  • Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
  • Sede constante e intensa (polidipsia);
  • Fome constante e difícil de saciar (polifagia);
  • Fadiga;
  • Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
  • Visão turva.

Como prevenir a diabetes?

  • Controlo rigoroso da glicemia, da tensão arterial e dos lípidos;
  • Vigilância dos órgãos mais sensíveis, como a retina, rim, coração, nervos periféricos, entre outros;
  • Bons hábitos alimentares;
  • Prática de exercício físico;
  • Não fumar;
  • Cuidar da higiene e vigilância dos pés.

 

publicado por nutricaoesms às 09:45

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Terça-feira, 22 de Abril de 2008

Video sobre a alimentação saudável

publicado por nutricaoesms às 13:13

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Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2008

Diz o que sentes?

             

 

    

publicado por nutricaoesms às 12:40

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Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2008

Importância do Pequeno Almoço

O pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia. A rotina do dia-a-dia ao longo das últimas décadas delegou a primeira refeição do dia para um plano secundário, inexistente em alguns casos.
A principal função do pequeno-almoço é recarregar as “baterias” do organismo para suprir o desgaste do jejum prolongado desde a última refeição do dia anterior, fornecendo também energia necessária para a actividade da manhã que se segue.
Como sabemos o organismo nunca pára de trabalhar, nem mesmo quando estamos a dormir, pois é necessário energia para manter a temperatura corporal, para o processo de respiração e o batimento cardíaco entre outros.
Com as reservas de energia em baixo, o organismo sente-se num estado de fraqueza, que se reflecte em perda de concentração, diminuição nos reflexos e qualidade do trabalho desempenhado, físico e intelectual.
Se tomar-mos o pequeno-almoço equilibrado estamos a reduzir um terço de probabilidades de obesidade, diminuindo simultaneamente a probabilidade de desenvolver ou de ter colesterol elevado, o que implica um menor risco de problemas cardiovasculares.
Um pequeno-almoço ideal é aquele que fornece um quarto das necessidades nutricionais diárias, deve incluir uma dose de lacticínios (magros), uma dose de cereais completos e uma dose de fruta.  

 

 
publicado por nutricaoesms às 09:36

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Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2008

Dia Mundial da Saúde

Dia 7 de Abril de 2002, celebrou-se o Dia Mundial da Saúde, tendo como slogan principal "Pela sua Saúde, Mexa-se!".

Sendo as doenças cardiovasculares ( as doenças do coração, das tromboses das artérias, e das veias) a principal causa de morte em Portugal e sendo o exercício físico regular uma das melhores formas de as prevenir e evitar , juntamente com o controle da tensão arterial, da diabetes e do colesterol e triglicerídeos, bem como a obesidade, aconselha-se a população de Castanheira de Pêra que se "Mexa" ( andar a pé, dançar, fazer jogging, andar de bicicleta, etc. ...).

Também estes exercícios de manutenção são essenciais para o normal desenvolvimento dos ossos, tanto na infância como na adolescência e podem ajudar a reduzir a diminuição da massa óssea nas mulheres na pós menopausa e também nos homens, bem como reforçam a massa muscular e reduzem o risco de quedas, evitando assim as fracturas.

O exercício físico normal ajuda a reduzir o stress, a ansiedade, a depressão, bem como ajuda a diminuir a solidão e a desenvolver a auto -estima, a confiança, o bem estar e a integração social.

A actividade física ajuda a prevenir, a reduzir e a controlar os comportamentos de risco, especialmente entre as crianças e os jovens, tais como o tabagismo, o alcoolismo ou o uso de outras substâncias nocivas, a alimentação pouco saudável ou a violência.

Todos nós sabemos que a actividade física nos faz sentir melhor, mas o seu potencial não se esgota no manter e melhorar a saúde, podendo também ter repercussões económicas e sociais positivas, beneficiando as comunidades e a economia dos países, tendo como resultado a redução dos custos com cuidados de saúde, o aumento da produtividade, um melhor rendimento escolar, menor absentismo e rotação de trabalhadores.

Por todas estas razões, por favor:

Mexa-se para bem da sua saúde

 

 

publicado por nutricaoesms às 11:04

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Desnutrição

A desnutrição é uma doença causada por dieta inapropriada, hipocalórica e hipoprotéica; também pode ser causada por má-absorção de nutrientes ou anorexia. Tem influência de fator social, psiquiátrico ou simplesmente patológico. Acontece principalmente em indivíduos de baixa classe social e principalmente as crianças de países subdesenvolvidos.

 

 

 Causas

A causa mais frequente da desnutrição é a má alimentação pela pobreza. Há anorexia e bulimia causada por doença psiquiátrica, acontece principalmente em mulheres que nunca estão satisfeitas com sua auto-imagem, apesar de serem de fato extremamente magras. Ainda, outras patologias podem desencadear má absorção ou dificuldade de alimentação (disfagia) e causar a desnutrição.

 

 

publicado por nutricaoesms às 10:16

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O que é a obesidade

 

 

A obesidade, nediez, ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é o acúmulo excessivo de gordura no organismo, acima de quinze por cento do peso considerado óptimo - o que se observa através da comparação entre peso e altura.

Teoricamente, sempre que houver uma ingestão de calorias (através dos alimentos) maior do que o gasto energético, haverá acúmulo de calorias na forma de gordura. O corpo humano armazena estas calorias extras nas células do panículo adiposo.

 

 

 

Causas

A obesidade é uma causa determinante de doenças graves como a diabetes, também são frequentes os problemas respiratórios, devido à pressão que o acumular de gordura no abdómen exerce não só sobre a cavidade abdominal como sobre a caixa torácica, dificultando a respiração. Os ossos e os músculos, principalmente os das costas, também são afectados pelo esforço adicional exigido para suportar o excesso de peso.

 

 

publicado por nutricaoesms às 10:14

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Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2008

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O que é a alimentação?

 

 

A Alimentação ou nutrição é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução, etc.

Na linguagem vernácula, alimentação é o conjunto de hábitos e substâncias que o Homem usa, não só em relação às suas funções vitais, mas também como um elemento da sua cultura e para manter ou melhorar a sua saúde.

Alimentação é um ato voluntário e consciente, e é através deste que o ser humano obtém produtos para o seu consumo; é totalmente dependente da vontade do indivíduo.

É o processo onde todas as matérias sólidas e líquidas que levadas ao trato digestivo são usadas para manter e formar tecidos, regular processos e fornecer energia.

publicado por nutricaoesms às 11:05

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